Aplicação das técnicas da eletrônica à aviação. Conjunto de equipamentos eletrônicos de uma aeronave. Designa-se por aviónica toda a electrónica a bordo dos aviões. O termo provém de AVIation electrONICS (electrónica da aviação). Neste grupo de equipamento incluem-se os sistemas de navegação e comunicação, Piloto automático, e os sistemas de controlo de vôo. Também são incluídos, por vezes, alguns sistemas electrónicos a bordo não directamente relacionados com a pilotagem, como sistemas de vídeo para passageiros. É como se fosse o cerebro das aeronaves.
Aviônica Avançada
O que são aviônicos?
“Aviônicos” é o termo utilizado para os sistemas elétricos e eletrônicos das aeronaves, tais como, navegação, comunicação, dados de vôos e sistemas de controle. Atualmente esses itens são uma combinação complexa de computadores, sensores, atuadores, e unidades de controle e visualização que devem ser interconectados e integrados de forma compacta. Estes sistemas devem trabalhar em tempo real para manter altos padrões de segurança e reabilitação em ambientes de grande stress.
Entre estes sistemas podemos citar: ADS; CPDLC; EGPWS; FMS; PFD; MFD ou ND; EICAS; ADS; Radar; GPS; ACARS; TCAS; HUD e EVS.
TCAS
O TCAS monitora o espaço aéreo em volta da aeronave, interrogando o transponder das outras aeronaves, obtendo as seguintes informações: distância; proa; altitude e Velocidade Vertical (se tiver reporte de altitude) e taxa de aproximação entre as aeronaves.
Em caso de proximidade com o tráfego serão acionados os alarmes de Alerta e Resolução, considerando um atraso de cinco segundos para a resposta da tripulação. O TCAS define duas áreas: a zona de alerta e a zona de perigo (em azul e vermelho, respectivamente, e monitora 60 tráfegos simultaneamente, apresentando até 30 no display, e pode coordenar manobras evasivas de mais de três tráfegos de uma única vez. Todas as manobras evasivas do TCAS são verticais, não há comando de desvio lateral.